segunda-feira, 6 de junho de 2011

Dúvidas permanecem...

Clica na imagem para ampliar

Domingos e Freitas, continuam a construir o Plantel para a nova época que se avizinha, mas nós adeptos continuamos ainda com muitas dúvidas. Na figura em cima, coloquei a equipa num sistema que me agrada, por ser extremamente flexível, pois pode ser um 4.3.3 e facilmente se transformar num 4.2.3.1, com os extremos a desempenhar um papel fundamental e a terem que saber desequilibrar no ataque e rapidamente ocupar uma posição no meio campo, como médios interiores, ajudando nas tarefas defensivas.

Implica também que os 3 médios que actuam mais ao centro sejam versáteis e de grande inteligência táctica, sendo que aí André Santos desempenharia a função de Médio Centro (ou médio de transição), Rinaudo (se realmente vier) seria o Médio Defensivo e Matias Fernandez na posição 10 a organizar o ataque.

Como alternativas para este sector, o Sporting até as possui e bastante válidas, com Pedro Mendes a poder ocupar tanto a posição de Rinaudo, como a de A.Santos, e a sua experiência seria ainda bastante útil, a meu ver, para este plantel que irá sofrer bastantes alterações e precisa de homens como P.Mendes e Tiago, para contrabalançar a falta de experiência dos mais novos. Como alternativa a Matias, temos o Jaime Valdés, que também pode actuar pelas alas, mas é ao meio que rende mais, como se viu a época passada.

Se Zapater e Maniche não contarem para Domingos, então teremos que contratar mais um Médio Centro.

Rodriguez
A baliza está bem entregue a Patrício, e as alternativas deverão passar por Golas e Tiago. A grande preocupação deverá estar no Centro da Defesa, visto que nas laterais, João Pereira e Evaldo deverão ter lugar cativo, mas precisarão de ter concorrência e aqui acho que deveríamos apostar em jogadores relativamente jovens, e com provas dadas. Não creio que Grimi e Abel se mantenham no plantel.

Quanto aos Centrais, temos 2 com lugar garantido no Plantel: Rodriguez e Carriço, mas serão necessários mais 2, sendo que pelo menos um deles, terá que ser um valor seguro, de preferência com bom porte físico e que tenha características de liderança forte, para se impor como titular indiscutível. Se Polga ficar, também poderá ser útil, visto ser um dos capitães de equipa e ter bastante peso no balneário, estando pronto para o que der e vier, mas não para titular. 

Wolswinkel
O ataque será talvez o sector a ser mais reforçado. O Sporting necessita de jogadores fortes no 1x1 nas alas, que criem desequilíbrios quando as equipas se fecham em demasia (principalmente em Alvalade), bem como um goleador nato e uma excelente moleta para este, para quando actuarmos com 2 pontas. Wolfswinkel foi o jogador escolhido para ocupar um desses lugares, ainda temos Postiga (continuo a achar que deve continuar), Djaló se ficar é um polivalente e pode actuar tanto nas alas, como ao centro, mas são necessários 2 jogadores de grande capacidade técnica individual, que empolguem a assistência, que tragam mais gente ao estádio e consequentemente sejam mais valias indiscutíveis para a equipa. 
Carrillo
Carrillo é um jovem extremo esquerdo, de tenra idade e que precisa ainda de se adaptar, sendo ainda um incógnita, bem como Salomão que não sabemos ainda se vai ou não permanecer. Saleiro tem qualidade, mas não ainda para se afirmar num grande clube e deverá rodar num clube onde possa jogar mais.

Ainda há jovens oriundos da Academia, alguns estiveram emprestados, e deverão fazer a pré-época, como Wilson Eduardo, Renato Neto e André Martins, e outros que Domingos venha a solicitar.

Resumindo, existem ainda muitas dúvidas, e o tempo começa a escassear. Penso que só para os finais de Julho teremos já uma ideia daquilo que será o Plantel 2011/2012 do Sporting. Para além disso, o mercado só fecha no final de Agosto e as oportunidades podem surgir. Aguardemos serenamente, pois uma coisa é certa, esta temporada as coisas serão bem diferentes no Novo Sporting.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ontem fomos brindados com 2 novos jogadores

Cristiano Piccini (Ex-Bétis) Piccini  é o Lateral direito, moderno, que gosta de subir pela sua faixa apoiando o ataque, e qu...