sexta-feira, 1 de julho de 2011

Plantel quase fechado

Há que contar também com Carriço, Postiga, Djaló, Valdés para a luta

Façamos mais um ponto de situação. A baliza é de Patrício, embora Marcelo possa obrigá-lo a trabalho e atenção redobrada, pois trata-se de um jovem com qualidade e ambição.

Não esquecer Valdés
Na minha opinião é no miolo que reside a maior qualidade deste Sporting, e ainda bem porque é um sector crucial. A minha dúvida acerca da posição que Schaars irá ocupar na equipa, subsiste. A luta aparentemente será com Rinaudo e André Santos, mas qualquer um dos 3 será um pecado ficarem de fora. Mas podem até jogar todos, se Schaars for colocado à esquerda, onde até já jogou.

Matias Fernandez é um jogador excepcional, mas muito irregular até agora, e terá que se afirmar de vez, se não corre o risco de ficar no banco, até porque quer Schaars (que é polivalente), quer Valdés, podem ocupar essa posição, ganhando a equipa em agressividade na recuperação de bola, o que na Liga portuguesa é fundamental, especialmente nos jogos fora. E ainda há André Martins que fará a pré-época. Izmailov é indiscutível, e pode actuar à esquerda, ao centro ou à direita, tornando-o num jogador indispensável à equipa.

"Big American Wall"
Na defesa penso que estamos bem servidos, e esperemos que as lesões tenham abandonado de vez Onyewu, que pode ser um jogador chave, principalmente no jogo aéreo e bola paradas, como cantos e cruzamentos a partir de livres. É um jogador que gosta de ir à área contrária tentar o golo. Rodriguez e Carriço irão lutar pelo outro lugar no centro da defesa. Nas laterais Evaldo e João Pereira estão em vantagem, com ambos a reencontrar Domingos que os catapultou no Braga. Mas a concorrência para a direita será dada por 2 jovens, Gonçalves e Arias, onde aqui o Português parece-me ter vantagem, até porque como eu, também Domingos deve ter dúvidas acerca do rendimento que Arias poderá ter. O estágio talvez dissipe essas dúvidas. Para esquerda poderá chegar Atila Turan, um jovem Francês de grande potencial, internacional desde os sub16, e Evaldo que se cuide, pois não pode ter algumas das fifias que vimos a época transacta.

Postiga é muito útil ainda
É no sector ofensivo que acho que ainda faltam alguns reforços. A começar por um extremo de qualidade, forte no 1x1, que possa actuar por ambas as faixas, e que possa empolgar os adeptos (é talvez o jogador que pode sair mais caro, e mais difícil de encontrar a preço acessível ao Sporting). Tenho dúvidas que o Sporting ainda vá investir forte em outro avançado centro, mas... Fala-se no jovem chileno Rubio (bom jogador, mas muito jovem ainda para se assumir como titular), só entendo a entrada de Aguiar se Valdés ou Matias estiverem de saída. Postiga irá competir com Wolfswinkel, Djaló pode actuar quer nas alas, quer mais ao centro, e a sua velocidade pode ser sempre útil à equipa, consoante a estratégia da equipa.

O veloz Carrillo
André Carrillo deixou-me impressionado, após assistir a um jogo completo entre o Perú e o Senegal. É um jogador muito veloz, que pensa e executa rápido, com grande controle de bola em velocidade, e a espaços até me fez lembrar jogadores como Douala e Asprilla, embora estas comparações sejam sempre discutíveis. Um jogador que pode surpreender. 

Partindo do princípio que Saleiro e Vukcevic não ficam no plantel, estarão aqui os lugares a preencher por dois jogadores de qualidade, e assim ficaríamos com plantel para realmente lutar pelo título.

8 comentários:

Anónimo disse...

Podem jogar André Santos, Rinaudo e Schaars no meio campo principalmente se Matias continuar irregular como têm andado quase desde que chegou ao sporting, devido a lesões, a baixas de forma, a treinadores, etc etc. Espero sinceramente que este ano esteja na máxima força, tanto ele como os restantes 23 ou 24!

Sporting o NOSSO grande amor.

Johnny Brother disse...

Já adicionei o teu blog. Podes adicionar o meu, se faz favor?

http://futebolsemprenomundo.blogspot.com/

Quando o tivesses adicionado, gostava que respondesses no meu blog. Vai visitá-lo sempre que puder?

Participa no concurso que está no meu blog.

Abraços

Mister Alcinov disse...

Ok, amigo

Vou adicionar...

m13 disse...

4-2-3-1?

A tática principal vai ser 4-3-3 e das duas uma:

-Patricio; Evaldo, Carriço, Onyewu, Pereira; Rinaudo, Santos, Matias; Djalo, Ricky, Carrillo.

-Patricio; Evaldo, Carriço, Onyewu, Pereira; Santos, Shaars, Izmailov; Djalo, Ricky, Carrillo.

Mister Alcinov disse...

Isso do 4-3-3 ou 4-2-3-1 é apenas no papel. No campo há uma dinâmica, os jogadores movem-se em função da posse ou não da bola. As equipas formam vários "desenhos" diferentes durante o jogo. Os extremos, hoje em dia têm que recuar para defender e ajudar o meio-campo e os laterais. 4-3-3, sim, quando a equipa tem a posse de bola.

SL, e volta sempre... ;)

Anónimo disse...

Pelo que vi o Luis Aguiar vai actuar a médio centro e que só falta dois jogadores, um extremo esquerdo que seja bom no 1 para 1 e um avançado de renome internacional.

Aqui está o plantel provável.

GR
Rui Patrício
Marcelo Boeck
Tiago Ferreira

DD
João Pereira
Santiago Arias(Acho que o J.Gonçalves só vai fazer a pré-época)

DC
Oguchi Onyewu
Daniel Carriço
Alberto Rodríguez
Anderson Polga

DE
Evaldo Fabiano
Atila Turan

MC
André Santos
Luis Aguiar
Stijn Schaars
Rinaudo

MAC
Matías Fernández
Jaime Valdés

MAD
Marat Izmailov
Yannick Djaló

MAE
(Aqui um extremo-esquerdo)
André Carrillo

PL
Hélder Postiga
Ricky van Wolfswinkel
(Aqui um avançado)
Diego Rubio

Emprestimos/Dispensas:
Victor Golas, faz a pré-época e deve ser emprestado.
Marco Caneira, vai ser dispensado.
Abel, deve ser dispensado.
Leandro Grimi, deve ser vendido.
Zézinho, deve só fazer a pré-época.
André Martins, deve só fazer a pré-época.
Maniche, deve ser dispensado ou vendido.
Pedro Mendes, deve ser dispensado ou vendido.
Zapater, deve ser emprestado ou pode até mesmo sair.
Simon Vukcevic, deve ser vendido.
Carlos Saleiro, deve ser esprestado.

Mas Atenção eu só vi num jornal.

Anónimo disse...

Postiga é mesmo muito útil em 3 anos - 105jogos - 18 golos(media de 35 jogos e 6 golos por época) a mamar 80mil€/mês deve ser

Mister Alcinov disse...

Avaliar um avançado apenas pelos golos que marca, é muito redutor. Muitos golos marcados e vitórias alcançadas pela equipa, são fruto do trabalho de Postiga e outros avançados, como Liedson, que mesmo a marcar muito poucos golos, no último ano, era extremamente útil à equipa.

O que é certo é que senta Hugo Almeida no banco da selecção e tem marcado golos importantes. Tendo em conta o fraco futebol do SCP na última época, Postiga fez a melhor época de sempre no Sporting.

Eu gosto de valorizar o que é nosso... então e o Saviola? Ganha bem mais e golos? e rendimento? e correr kms durante o jogo?

Entendam que não ganham nada em estar sempre a criticar os nossos jogadores, bons ou maus, são os nossos e temos que tirar o melhor rendimento deles. Não dêem mais tiros nos pés...

SL

Enviar um comentário

Ontem fomos brindados com 2 novos jogadores

Cristiano Piccini (Ex-Bétis) Piccini  é o Lateral direito, moderno, que gosta de subir pela sua faixa apoiando o ataque, e qu...