sábado, 6 de agosto de 2011

E lá se foi um bonito troféu!

O Sporting joga amanhã com a Udinese para o 3º e 4º lugares
Alguém tem que dizer ao Domingos que não pode jogar desta forma tão ousada com equipas desta categoria. Jogar com 2 pontas e 2 alas, num 4-1-3-2, muito ofensivo, mas que retira a capacidade de recuperação de bola, deixando muitas vezes apenas 2 médios na zona central, contra 3 do adversário.

Foi um suicídio contra o Valência, e repetiu-se neste jogo, com a equipa a melhorar imenso na 2ª parte com a retirada de um ponta-de-lança, jogando com apenas 1 (Rubio), num 4-3-3, que pode "encolher" facilmente para um 4-2-3-1, com A.Santos a encostar a Rinaudo ficando um médio ofensivo na zona central (faltou Matias, mas André Martins fez essa posição, com a saída de Schaars).

Mais ainda, quando a dupla de centrais ainda não está entrosada, dando a sensação de fragilidade extrema, quando o problema começa no meio campo, pois fica a faltar um médio para as compensações (no 4-1-3-2).

O 4-3-3 e o 4-2-3-1, são para mim os sistemas a implantar no Sporting, e esporadicamente, frente a equipas mais frágeis, utilizar-se então dois avançados centro. Domingos tem a última palavra.

Quanto ás estreias e ás exibições individuais, gostei imenso de Rubio, acho que estamos perante um futuro jogador de eleição, e neste momento, pelo que mostrou, parece-me ser a melhor opção para o ataque, mesmo tendo apenas 18 anos. Postiga continua complicativo (não percebi a insistência em marcar aquele livre no final no 1º tempo), Shaars tem sido o jogador mais prejudicado pelo 4-1-3-2 e foi uma sombra do que já mostrou desde que chegou, Onyewu parece-me um jogador muito precipitado (talvez ansioso demais), Rodriguez o melhor defesa neste jogo. Djaló e Capel andaram perdidos toda a primeira parte e saíram ao intervalo (e bem). Carrillo e Jeffren estiveram por sua vez bem melhor, beneficiando claramente da alteração de sistema, e formaram juntamente com Rubio, um trio muito dinâmico, causando muitos problemas ao Málaga. André Santos foi o melhor médio neste jogo (por isso não saiu), Rinaudo tem que controlar os impulsos, se não vai ver muitos cartões em Portugal, e das duas cores. Wolfswinkel teve nos pés um golo certo, mas dominou mal a bola e pareceu-me hoje muito precipitado, embora tenha feito boas movimentações.

Resumindo, 1ª parte muito má, mas na 2ª parte já tivemos um pouco daquilo que poderá ser Sporting esta época, e não fora o árbitro fazer vista grossa, a uma falta clara no limite da área (grande penalidade por assinalar, seria o 2-2), e a história do jogo poderia ser outra. Enfim, temos que nos ir habituando também a isso, porque é o que vamos encontrar em Portugal em termos de arbitragem.

Mas, sportinguistas, não vamos entrar já em alarmismos e pessimismo exagerado. Uma equipa não se faz em 3 dias, serão precisos alguns meses para vermos o verdadeiro Sporting de Domingos. 

CALMA PESSOAL!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

PES 2018 | Kits do Sporting CP 2017-2018

Como não encontrei em mais lado nenhum resolvi fazer os kits do Sporting e partilhar convosco. Não estão perfeitos, mas para já desenrascam....