sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Finalmente a vitória! CAPEL é mesmo craque!

Golos do Sporting: André Santos e Evaldo


Convocados:
Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo;
Defesas: Carriço, Polga, Onyewu, Evaldo e João Pereira;
Médios: André Santos, Schaars, Izmailov, Capel, André Martins, Carrillo, Rinaudo;
Avançados: Bojinov, Rubio, Wolfswinkel, Yannick e Postiga

Domingos voltou a apostar em Postiga e Djaló, o que deixou muitos sportinguistas indignados. Mas eu pergunto: Não são eles jogadores do Sporting? Temos nós o direito de assobiar os nossos jogadores, mesmo antes destes entrarem em campo? Eu não sou capaz... mas sou eu!
É um facto que Postiga voltou a revelar displicência, desperdício e até egoísmo num lance em que poderia e devia ter dado o 3º golo a Bojinov. Penso também que Domingos não vai em pressões do exterior e vai continuar teimosamente a insistir em Postiga e Djaló, e nós só temos que aceitar, porque não nos compete escolher os jogadores que jogam, nem pressionar os treinadores a pôr os jogadores que nós queremos, por isso raramente dá bom resultado, principalmente se o treinador for de ideias fixas.

Feito este aparte, o Sporting mesmo não jogando muito bem, trabalhou, correu, batalhou e concretamente conquistou esta vitória. O bom futebol vai com certeza aparecer quando esta equipa estabilizar, com os seus melhores jogadores disponíveis, e quando podermos jogar com o nosso melhor Onze. Até lá todos nós devemos apoiar todos, mas mesmo todos os jogadores do Sporting, porque ao contrário estamos a fazer o trabalho do adversário.

POLGA e CAPEL, foram para mim os jogadores em maior destaque no Sporting (muitos dos que hoje assobiaram Djaló, também queriam Polga fora do Sporting), e ficou provado que Polga é ainda muito útil, e para mim neste momento é o melhor defesa do Sporting, e deve continuar ao lado de Rodriguez, no futuro se verá. Polga foi imperial na defesa, não teve responsabilidade nenhuma no golo dos dinamarqueses, aquele lance é claramente da responsabilidade de Patrício (que passou o jogo a ver jogar), que deveria ter saído de imediato ao cruzamento, mas pareceu desconcentrado no lance.

CAPEL deu seguimento à boa exibição em Aveiro e fez um jogo espectacular. Cansou só de ver os constantes piques e sprints que efectuou com bola e sem bola, do lado esquerdo, do lado direito, passando pelo meio, tentando o remate, e isto durou o jogo todo... uff! Estou muito curioso para ver este jogador com Jeffren nas duas alas. Perdi a conta do número de cruzamentos que efectuou, que não encontraram um verdadeiro homem de área, um matador (esta é a pecha do Sporting).

ANDRÉ SANTOS - Tenho visto por aí muitos comentários pouco abonatórios deste jovem jogador, mas para mim jogava quase sempre, e pelo rendimento que tenho visto de Schaars, não me admirava que este lhe ganhasse o lugar. Marcou o golo fundamental deste jogo, que tornou logo tudo muito mais fácil, pois o maior problema da nossa equipa, é nunca ter conseguido nestes últimos jogos marcar, e marcar cedo, pois torna-se extraordinariamente complicado jogar com equipas com 10 jogadores atrás da linha da bola, o jogo todo. Se há jovens portugueses em quem se deve apostar, este é um deles, e é nosso. Não o abandonem como outros.
IZMAILOV - continua intenso e combativo, mas esteve pouco esclarecido e complicativo neste jogo. Poderia e devia ter feito bem melhor em duas ocasiões que teve para marcar.

A estreia BOJINOV - deu excelentes indicações, e tem claramente qualidade para jogar de início neste Sporting, assim as lesões o abandonem. Ainda só deu para ter um cheirinho pois não teve nenhuma ocasião para brilhar e aplicar o seu forte remate com ambos os pés.

DJALÓ - correu, lutou, deu tudo o que tinha em prol da equipa, e só por isso não temos o direito de o assobiar. Foi protagonista de alguns dos maiores lances de perigo na primeira parte. O problema deste jogador é a inconstância durante a partida e as más decisões que toma em determinados lances. Enquanto for jogador do Sporting, irá ter o meu apoio, embora eu prefira que neste momento dê lugar a outro, até para sua própria protecção.

A DEFESA - não responsabilizo a defesa no lance do golo, ali é a zona do guarda-redes. CARRIÇO esteve bem, mas RODRIGUEZ é claramente melhor central neste momento, embora o jovem capitão deva continuar a crescer dentro do plantel do Sporting, pois será sempre o primeiro a ser chamado, podendo fazer várias posições na defesa e tem ainda grande margem de progressão. Falhou um golo incrível. JOÃO PEREIRA esteve igual a si próprio, muito combativo, atrevido no ataque e não tem concorrência para a sua posição.

EVALDO - outro dos "mal amados" do Sporting, mas hoje esteve muito bem, e parece-me em crescendo de rendimento. Tem grande pulmão, uma energia inesgotável e acaba os jogos sempre com grande fulgor físico. Hoje para além de alguns bons cruzamentos e bom entendimento com Capel, ainda marcou um golo, pleno de oportunidade, empurrando a bola com a perna para a baliza (revelou-se um golo importantíssimo, se não tínhamos ficado por aqui). Não tem ainda concorrente para o lugar. Turan ainda é cedo.
RINAUDO e CARRILLO - Rinaudo entrou, permitindo o adiantamento de André Santos e isso soltou mais o Sporting (o golo também ajudou). Foi o habitual Rinaudo, embora tenha que se conter, pois por vezes acusa demasiada ansiedade na disputa de lances, onde não é necessário cometer faltas. Carrillo apenas jogou os últimos minutos, e não teve tempo para se mostrar.

Foi uma vitória sofrida, mas mais do que justa, e uma equipa que cria tantas oportunidades, remata tantas vezes à baliza, não pode jogar assim tão mal. A nossa paciência e os nossos níveis de ansiedade, é que já não dão margem de erro a nada, nem a ninguém, mas não se pode andar sempre em revoluções. Melhores dias virão. EU ACREDITO!

1 comentário:

Álamo disse...

Bom post, com a visão natural de um sportinguista a sério.
Assino tudo por baixo, amigo.
SL

Enviar um comentário

PES 2018 | Kits do Sporting CP 2017-2018

Como não encontrei em mais lado nenhum resolvi fazer os kits do Sporting e partilhar convosco. Não estão perfeitos, mas para já desenrascam....