segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Vitória justa, mas um mau jogo!



Foi o pior jogo que vi o Sporting fazer esta época em Alvalade, trazendo-me à memória algumas das exibições deprimentes da época passada, com os jogadores bloqueados mentalmente, sem agressividade, cometendo erros sucessivos, alguns comprometedores... enfim! Isto deixou-me algo apreensivo...

Em parte isto explica-se pelo facto de não podermos contar com 3 potenciais titulares, como Schaars, Rinaudo e Izmailov, mas os que jogaram tinham a obrigação de fazer muito mais. E não fora a grande eficácia nas bolas paradas, com Onyewu mais uma vez a resolver, e as coisas poderiam ter ficado muito complicadas para o Sporting. Continuo a não entender a insistência de Domingos em Renato Neto, tendo os dois Andrés no banco, que são para mim claramente superiores ao brasileiro. Matias esteve naqueles dias que mais valia nem ter entrado em campo, sem agressividade, muito complicativo... André Martins fez muito mais, em muito menos tempo em campo, trazendo outra dinâmica ao futebol do Sporting.

Seba Ribas foi inconstante, lento, e quase nunca incomodou os centrais adversários, quando estes saiam a jogar, sendo muito passivo quando o Sporting perdia a posse de bola. Está a léguas de Wolfswinkel e penso que Rubio poderia fazer melhor. Valeram os dois ou três remates que fez à baliza, mas foi muito pouco para 90 minutos em campo.

Notou-se também falta de entrosamento entre os centrais, com Rodriguez a ficar muitos furos abaixo de Onyewu, que foi o herói da partida pelos dois golos, e também o pilar da defesa. O problema dos centrais do Sporting continua por resolver, e já vamos na 2ª volta do campeonato. Será Xandão a chave?

João Pereira continua a fazer o que quer dentro de campo, e já estava na hora de alguém o chamar a atenção, para que deixe de vez de protestar todos os lances faltosos em que está envolvido, desconcentrando-se e pondo à prova a paciência dos árbitros, e consequentemente em risco a equipa, independentemente de ter ou não razão.

Insúa e Capel parecem estar longe da forma e confiança demonstrada já esta época, e por esse motivo, a asa esquerda do Sporting tem produzido muito menos que o desejado, parecendo até que o espanhol está com receio de arriscar o 1x1, preferindo voltar para trás, e quando passa para a direira, então apaga-se de vez. Apenas Carrillo, neste momento, consegue por a cabeça em água aos adversários.

É urgente o regresso de Schaars a esta equipa, pois trata-se não só do motor, como o cérebro da equipa, uma espécie de treinador em campo, servindo de extensão de Domingos, bem como Rinaudo, para dar alguma agressividade e dinâmica a um meio-campo lento e apático. Izmailov poderia também trazer raça, consistência e meia-distância, caso recupere definitivamente, o que parece ser pouco provável.

A nós sportinguistas, cabe-nos apoiar, e não entrar num estado de depressão, que depois é transmitida aos jogadores dentro de campo. É nestas alturas é que é preciso o apoio dos adeptos, e não só quando as coisas estão a correr bem. Vamos acreditar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

PES 2018 | Kits do Sporting CP 2017-2018

Como não encontrei em mais lado nenhum resolvi fazer os kits do Sporting e partilhar convosco. Não estão perfeitos, mas para já desenrascam....