domingo, 6 de maio de 2012

Nem com Messi e Ronaldo lá íamos...


Demasiado Proença para tão poucos leões. Fomos superiores quando estavam 14x11, equilibrados quando estavam 14x10 e finalmente heróis quando estavam 14x9 e 14x8.

Aliás, foram muito poucas as vezes que jogámos esta temporada, realmente 11x11. Por isso eu digo, por muito bom que seja o trabalho dos responsáveis, por muito bom que seja o treinador e o plantel do Sporting, no final estarão a festejar aqueles que melhor se mexem nos "bastidores". Se dúvidas haviam, esta época comprovou-o mais uma vez, com o título a ser entregue a uma equipa banal, com um futebol deprimente, com uma defesa fraquíssima e com um jogador apenas (Hulk) a resolver os problemas da equipa, conseguindo incrivelmente chegar à última jornada, campeão, e com apenas uma derrota.
Os próprios adeptos portistas ao mesmo tempo que comemoram o título, estão insatisfeitos com a sua equipa e treinador, mesmo esta tendo perdido apenas 1 jogo em 29 jornadas...

É demasiado fácil para os azuis vencer o campeonato em Portugal, porque basta o seu Presidente falar um pouco mais alto, e todos lhe fazem um vénia. Não admira que uma equipa banal como esta, não perca em casa desde 2008... incrível!?... Não é difícil, porque sempre que é necessário ou cai um penalty do céu, ou vai um ou dois adversários para a rua. Basta o público do Dragão levantar um pouco o "volume" e os senhores do apito logo lhe fazem a vontade.

Ontem foram ridículas algumas das faltas marcadas por este espécime, com James (uma nulidade ontem) a ser o protagonista de 3 ou 4 autênticos mergulhos, Sapunaru e Lucho cometeram inúmeras faltas, e viram apenas 1 amarelo, com a vítima principal a ser Capel que mal tocava na bola, era derrubado pelos adversários. Fernando chamou tudo e mais alguma coisa a Proença mesmo nas suas barbas, logo após ter levado um justíssimo amarelo e o vermelho ficou no bolso (e se fosse João Pereira?). Primeiro amarelo a Onyewu não se justifica, não há contacto e para além disso era a sua primeira falta, Moutinho "sacou" claramente esse amarelo. Finalmente, o penalty é precedido de falta sobre Pereirinha e mesmo admitindo que seria justo o penalty, o vermelho é puramente um acto de um crápula (para não baixar aqui o nível), sem o mínimo de bom senso, num lance que penso não justificar a cor do cartão.


O Capitão: Anderson Polga

Tenho que destacar este excelente profissional e capitão do Sporting, que muitas vezes é vergonhosamente mal tratado pelos seus próprios adeptos, quando são muito mais as vezes que está bem, do que as que compromete com alguns erros (e qual é o defesa que não erra?).
Ontem estaria provavelmente a assinar a sua melhor exibição esta temporada, secando por completo Hulk e também muito bem nas dobras e no jogo aéreo. Mas o protagonista do costume nem pestanejou na hora de mandar Polga para rua, naquele que pode ter sido o seu último jogo pelo Sporting. 
Merecia aquele golão, no remate que enviou ao poste, que seria o seu primeiro na Liga ao serviço do SCP e poderia mesmo ter mudado por completo a história do jogo e mesmo da classificação final.

Resumindo, penso que o Sporting na próxima temporada, tem que canalizar os seus esforços principalmente para todas as outras competições, porque esta Liga não tem o mínimo de credibilidade, e há muito que a verdade desportiva está "ferida de morte". Deve encarar a participação nesta Liga, apenas como uma ponte para as competições europeias, que no fundo é o que trás verdadeiramente prestígio ao nosso clube, valorizando os nossos jogadores. Basta olhar para os planteis dos 4 primeiros e ver quais os que sairão mais valorizados no final desta época.

Nesta Liga, nem com Messi e Ronaldo seríamos campeões!


2 comentários:

Anónimo disse...

Excelente artigo. Parabéns. Vou partilhar no Facebook!

Anónimo disse...

Tens toda a razão! Eu acrescento... Nem com Mourinho! Só quando a UEFA abrir a pestana, é que é possível haver verdade desportiva. É uma Vergonha! Cumprimentos.

Enviar um comentário

PES 2018 | Kits do Sporting CP 2017-2018

Como não encontrei em mais lado nenhum resolvi fazer os kits do Sporting e partilhar convosco. Não estão perfeitos, mas para já desenrascam....