quinta-feira, 26 de julho de 2012

Vi o Sporting-Belenenses n'ABolaTV!

Mais um troféu para o Museu...
Em mais um torneio de preparação, o Sporting aproveitou para rodar todo o seu plantel, em dois jogos de 45', frente ao Atlético e Belenenses respectivamente. Não houve golos em ambos os jogos, acabando o Sporting por vencer o torneio através das grandes penalidades, o que realça aquele que é o principal problema desta equipa leonina: a concretização.

Pois é, já a temporada passada, ficou bem marcada pelo fraco pecúlio leonino no que toca a meter a bola dentro das balizas contrárias. E se o rendimento geral de Wolfswinkel foi bastante positivo, apontando 23 golos, o dos seus colegas de sector foi bastante medíocre. O Sporting necessita urgentemente de alguém com clara apetência para o golo, independentemente da idade, não podendo andar a contratar "promessas", mas sim "certezas" para um sector nevrálgico e que decide o resultado de um jogo, independente das boas ou más exibições. Os nossos adversários directos amealham pontos, mesmo em jogos em que não jogam bem, em virtude de possuírem jogadores que resolvem em momentos decisivos. Desde Acosta, Jardel e posteriormente Liedson, que o Sporting não tem esse tipo de jogador. É com esse tipo de jogadores que se ganham campeonatos. Wolfswinkel apesar de ser um excelente ponta-de-lança, não é um "matador".

Um novo Elias?
Ontem gostei particularmente de Elias e Schaars, que penso terem lugar cativo no onze leonino. Elias, embora não seja do agrado de alguns sportinguistas, é daquele tipo de jogadores que fazem falta a qualquer equipa, dada a intensidade que põe nos lances e a quantidade de quilómetros e número que bolas que recupera. Motivado, pode ser um caso muito sério, até porque compreendamos que a motivação do jogador nos últimos meses da época passada, não poderia ser muita, ao ver pela TV os jogos europeus, e só podendo jogar nos jogos de uma Liga portuguesa, onde as nossas aspirações estavam claramente comprometidas desde muito cedo. Schaars é um "senhor", e claramente o "patrão" desta equipa.

Será o patrão da defesa
Entre os reforços, Boulahrouz não engana, e passeou a sua classe e experiência pelo "mau" relvado do Estádio do Restelo, fazendo uma dupla aparentemente segura com Rojo, que mostrou aqui e ali alguns pormenores de qualidade, e também o porquê de Sá Pinto querer um central esquerdino, pois torna muito mais fácil a circulação da bola pelos elementos da defesa, e os lançamentos em profundidade para a ala esquerda.

Pranjic também mostra grande qualidade técnica, especialmente na qualidade de passe, e uma grande inteligência na leitura de jogo em cada lance que disputa. Excelente aquisição do Sporting, até pela sua grande polivalência e experiência.

Cédric Soares é claramente o melhor lateral direito do plantel, mostrou isso mesmo e até qualidades na marcação de livres. Pereirinha é o elo mais fraco, e para mim falta-lhe agressividade e atitude para vir a ser um bom lateral ou médio ala.

Conclusão: Está mesmo a faltar um "Matador".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Época 2017-2018 | Jogo de Apresentação

Depois do Estágio na Suíça, onde as coisas correram dentro daquilo que é normal nesta altura, embora hajam sempre adeptos mais impacientes ...