1ª Jornada deu empate e jogo morno


Enquanto outros "sportinguistas" se entretêm a realçar o que de mau se retira do jogo, eu prefiro concentrar-me no que de bom se pode retirar daqui.

Não foi claramente um bom resultado, bom seria a vitória, mas serviu para tirar boas ilações acerca do que pode ser o nosso Sporting esta temporada.
Parece-me que a equipa demonstra estar já num período bastante adiantado, no que diz respeito à sua organização nos vários momentos de jogo, raramente perdendo o controlo da partida e dominando o adversário na maior parte dos 90 minutos, o que não é nada fácil em Guimarães, como todos bem sabemos.

A equipa vive no entanto, neste momento, um dilema, que se prende com a sua organização ofensiva, e no jogador ou jogadores, que peguem no jogo e transportem a equipa para a frente de ataque, com segurança, e sem riscos de sofrer transições do adversário. Daí aquele jogo "medroso" do passa para o lado e passa para trás, mas que é preferível do que partir de uma forma destemida, mas perigosa para o ataque. É necessária paciência, e os adeptos do Sporting têm que perceber que o mal não está só no Sporting, mas na forma como o adversário se dispõe no campo, com 11 jogadores no seu meio-campo, mais preocupado em destruir, que construir. Os nossos adversários directos, sofrem do mesmo mal, o que me deixa menos preocupado. Aliás, isso mesmo vê-se quando o Sporting defronta equipas na Europa, com outro tipo de futebol, mais positivo, tornando o jogo muito mais interessante, e subindo de nível o futebol praticado pelos leões.

Vou destacar neste jogo a exibição de Boulahrouz, para mim o melhor jogador em campo, e fundamental nos períodos menos bons do Sporting. É agressivo sim senhor, mas é assim que um defesa tem que ser, desde que o faça na medida exacta e quando assim é necessário. Mas é também muito inteligente, com um sentido posicional exemplar, e executou desarmes de grande classe, a fazer lembrar o grande e inigualável, André Cruz, salvo as devidas diferenças...

De resto, todos os elementos da linha defensiva estiveram bastante bem, e parece-me que não será por este sector que o Sporting virá a ter problemas, até porque ainda há Xandão, Onyewu, Pranjic...

Gelson esteve também ele muito bem, juntamente com Elias na pressão e recuperação de bolas no meio campo, mas não tão bem no início da construção de jogo, arriscando muito pouco e jogando demasiadas vezes para trás, mostrando ambos receio de perder a bola e é aqui que reside um dos problemas, onde para mim a entrada de Schaars seria fundamental, pois possui uma qualidade de passe e visão periférica, que quer Elias, quer Gelson não têm. 

Adrien Silva é um problema, pois continuo a dizer que não me parece que seja um "10", e muito menos o jogador que o Sporting precisa para dar dinâmica e eficácia ao jogo ofensivo do Sporting, pois nem sequer é um jogador muito forte na finalização, pois um jogador que joga nessa posição, deverá ter características para muitas vezes aparecer na área com um segundo avançado. Está-se a "queimar" um jogador humilde como André Martins e um "senhor" como Schaars, para tentar renovar com um jogador que já mostrou estar com a cabeça noutro lado para o seu futuro. Não quer renovar, então deve sair já.

Wolfswinkel "viveu" praticamente o jogo todo "numa ilha deserta", pois o Sporting apareceu sempre com muito pouca gente nos últimos 20/30 metros, e que fez com que se criassem muito poucas ocasiões de golo. O holandês não é um jogador que possa resolver em situações de 1x1, e é um jogador perfeitamente abandonado na frente de ataque. Como Liédson, será muito difícil arranjar outro, mas o Sporting precisa claramente de resolver este problema, se não vai empatar muitas vezes esta temporada... 

Carrillo e Capel, estiveram demasiado tempo em jogo, e Labyad deveria ter entrado muito mais cedo, pois acrescenta velocidade, dinamismo e criatividade ao ataque do Sporting.

Em suma, apesar de não ter feito um jogo muito conseguido em termos ofensivos, o Sporting mostrou organização e sobretudo foi "mandão" num terreno sempre difícil como o do Guimarães.




Comentários

AV disse…
Quem saiu para entrar o Labyad foi o Gelson.
SL
Correcto! Erro meu... Obrigado!

Mensagens populares deste blogue

Algo de inimaginável há 3 anos atrás

MERCENÁRIOS, é a palavra acertada