terça-feira, 18 de setembro de 2012

O cenário da chicotada psicológica!

Domingos não teve tempo nem sorte
Ainda vamos na terceira jornada, e já cheira a mais uma chicotada no Sporting, fazendo jus à fama de "cemitério de treinadores". A mais recente foi a de Domingos, que não resistiu ao facto do Sporting ter deixado fugir na classificação os eternos rivais, mesmo tendo em consideração que pegou num plantel completamente renovado com 19 novos jogadores.

Um trio muito inexperiente
Entrou Sá Pinto, que deu nova alma ao leão, embora jogando sempre pelo seguro, com um bloco baixo, que resultou em pleno na Liga Europa e nos jogos de maior dificuldade na Liga Portuguesa. Depois chegou a desilusão da final da Taça e as dúvidas começaram... Há já quem diga que Sá Pinto apenas aproveitara o trabalho realizado por Domingos, e o seu mérito foi apenas motivar os seus jogadores...

Então e o projecto a médio/longo prazo? Alguém com o mínimo de conhecimentos sobre futebol, acredita que se pode formar uma equipa campeã em apenas alguns meses? É possível, mas apenas com jogadores de categoria inequívoca (mas caros), experientes, e também alguma dose de sorte.

O Sporting precisa de uma vez por todas de definir um projecto e médio prazo, pelo menos, aceitando de forma natural a sua actual situação financeira e desportiva, sem entrar em dramas sempre que aparecem as primeiras desilusões, sem entrar em loucuras de investimentos megalómanos na equipa de futebol, sem garantias de sucesso, e depois sofrendo as consequências dessas loucuras, piorando cada vez mais a situação. A questão é se esta direcção, tem a absoluta convicção, que Sá Pinto é o treinador indicado para esse projecto, ou se está ali à experiência. É que o Sporting não pode mais andar a experimentar treinadores, e tem que fazer uma aposta inequívoca, levando o projecto até ao fim, dando tempo ás pessoas de fazer o seu trabalho, e no final então, sim, fazer uma avaliação e alterar se necessário.

Olhando para o actual grupo de trabalho leonino, a sensação que dá, é que Sá Pinto está a ter dificuldade em encontrar uma equipa base, dado que o plantel leonino é muito homogéneo, com muitos jogadores de categoria equivalente para diversas posições, e as constantes trocas na equipa, não estão a favorecer o modelo de jogo escolhido e o respectivo entrosamento e automatismos da equipa. Prova disso, é a dificuldade que todos nós temos em acertar no onze inicial para cada jogo do Sporting. Os leões precisam de uma série de vitórias, para que se crie estabilidade dentro do grupo de trabalho, pois caso contrário, os jogadores menos utilizados vão começar a criar problemas, porque se os que jogam perdem, os que não jogam vão achar que poderiam fazer melhor, e a desconfiança nas capacidades de um treinador jovem e com pouca experiência, vai aumentar, e Sá Pinto terá os dias contados em Alvalade.

Caso tal aconteça, penso que a melhor solução seria apostar em alguém com igual ou maior amor ao clube que Sá Pinto, mas muito maior experiência. Será a hora do Manel?

Eu veria com muito bons olhos esta solução, e já era tempo de ser dada nova oportunidade a este homem, que respira Sporting por dentro e por fora.

7 comentários:

Anónimo disse...

1º erro deste texto ....não foi só o jogo da final da taça. Foi a vergonha em Setubal, em Barcelos , as vitórias mas com péssimas exibições contra Leiria , Feirense e Paços . o jogo contra o Metalista em que na 1ª parte quase nem passámos do meio campo e a cereja no topo do bolo foi a final da taça em que só por sorte não levámos 3 da Académica. Alguém que me diga se houve 1 único jogo de pré- época em que jogássemos alguma coisa e depois digam lá o nome dos adversários. O Sá Pinto já teve mais que tempo para mostrar que não é treinador para o Sporting.
Quanto ao Sá Pinto estamos falados. Agora o resto.
É triste ver a falta de ambição de muitos adeptos..... então o Manuel Fernandes é que deveria ser o treinador . Por amor de Deus nem a brincar, o homem foi afastado do Setúbal porque não fazia nenhum . Limitava-se a mandar uns bitaites durante o jogo ( isto foi me transmitido por uma pessoa da equipa tecnica)
Um treinador não pode ir para o Sporting porque respira Sporting ( o que lá está agora é portista ferrenho desde pequenino). Enquanto os dirigentes e adeptos do Sporting não se convencerem de que o treinador é a peça mais importante de um projecto desportivo , o clube não vai a lado nenhum . Chega de pseudo -sportinguistas que são treinadores porque a claque assim o exige ou porque " respiram Sporting"......Tenha juizo!!!!

Treinador Sportinguista disse...

Respeito a tua opinião, mas não concordo minimamente. E não é uma questão de ambição, é uma questão de realismo. Grandes treinadores infelizmente não há muitos, e os que há são caros e nunca irão abraçar um projecto num clube como o Sporting, onde as pessoas não têm tempo de trabalhar e construir uma equipa. Boloni não era bom, Peseiro não era bom, Paulo Bento não era bom... apesar do excelente trabalho realizado, mal apareceram os maus resultados e toca a correr com eles.

Isto é que tem que acabar, pois o Sporting neste momento não está em condições para grandes ambições, tem que ser realista e abraçar um projecto de futuro, contando com a sua Academia,sem exigir ao treinador que seja campeão logo na 1ªépoca.

Tu deves ser daqueles adeptos que se envergonham quando o clube perde, e que enlouquecem quando o clube ganha, indo do 8 ao 80 em apenas 2 dias, que assobiam os jogadores do seu próprio clube e o treinador, quando este não lhes faz a vontade.

Eu em 30 anos que tenho de sportinguismo, nunca me envergonhei, nem nunca sentirei vergonha do clube do meu coração.

Dirigente serve para dirigir, treinador para treinar e adepto para apoiar. Quem dirige está lá, porque os sportinguistas os lá puseram, logo, há que apoiar.

Não é com esse tipo de discurso que vamos lá... então e diz lá tu quem seria o teu treinador? Dentro das posses do Sporting claro...

Treinador Sportinguista disse...

E já agora, eu quando escrevo, dou a cara, ou pelo menos identifico-me... agora tu, nem sequer sei se és sportinguista ou mais um lampião que anda aqui a meter veneno...

Treinador Sportinguista disse...

Aaahhh! Quase me esquecia... Manuel Fernandes sabe mais de futebol a dormir, do que tu alguma vez haverás de perceber. Para além disso, eu falei como uma situação de recurso, pois caso saia Sá Pinto, não acredito que haja grandes treinadores disponíveis para o Sporting neste momento, para não falar das indemnizações a toda a equipa técnica actual e ao facto de ainda estarmos a pagar a Domingos...

Pensa nisso!

WWW.MERCADOZETS.COM.BR disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Anónimo disse...

Sou sócio do Sporting há mais de 30 anos com quotas em dia . Não não sou daqueles que fica eufórico com as vitorias e em depressão com as derrotas.
Acho que esta direcção até está a fazer um bom trabalho na escolha de jogadores mas que o Sá Pinto foi um enorme tiro no pé. Quanto ao Peseiro , acho um treinador banal a quem foi dado , a certa altura, muita autonomia no Sporting e ele escolheu o Wender, João Alves e Luis Loureiro como prioridades nas contratações. Com peseiro fomos á final de Uefa , mas no ano seguinte caimos no play-off da liga europa , perante o Almstaad. Boloni- muito bom treinador, Paulo Bento --- excelente , mas a juve leo prefere o Sá Pinto.
Quanto ao Manuel Fernandes , está a fazer um bom papel no cargo actual , mas não lhe peçam mais.
Eu em 40 anos de adepto e 30 de sócio já me envergonhei sim . Quando o Rui Patricio foi assobiado contra o Nacional e alguns palhaços até se levantaram para aplaudir o Ruben Micael ( convencidos que vinha para Alvalade). Envergonhei-me quando vi o tratamento que uma claque ,de atrasados mentais, deu ao Paulo Bento e que agora assobia os jogadores quando são anunciados mas aplaude de pé um treinador que só se diz sportinguista para enganar alguns com pouca memoria. Eu lembro-me da entrevista a um jornal desportivo a dizer que não era do Sporting mas sim do Porto!!!!!!
Alternativa.....não sei mas assim sem pensar muito no assunto e em alternativa ao grande sportinguista Manuel Fernandes eu preferia outro grande Sportinguista......José Couceiro ou o Laszlo Boloni.....isto tudo como soluções de recurso.

Não gosto de Sá Pinto , nem como treinador , nem como pessoa e nem morria de amores por ele como jogador . O rapaz é mentalmente instável e nunca será um bom comandante de homens. Foi corrido de treinador de uma equipa amadora do CIF e depois convidado a sair do campeonato devido ao seu comportamento com colegas e adversários.....não servia para o Cosmos mas pode treinar o Sporting!!!!

Não te dou o direito de me classificares como sócio ou o meu comportamento como adepto. O facto de discordar da tua opinião , não te dá o direito de dizeres que eu devo ser isto ou aquilo.

Sérgio

Treinador Sportinguista disse...

Cosmos?!?!? Onde isto já vai... oh Sérgio (40 de adepto e 30 de sócio? xD), vai lá curar isso... Não fumes mais!

Enviar um comentário

O meu onze para hoje. Marselha vs Sporting

O Sporting 2017-2018 vai ganhando forma, e hoje é dia de mais um jogo amigável, agora diante dos franceses do Olimpique Marseille. Depo...