segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O dilema entre a formação ou o sucesso fácil...


Se na 1ª Liga tudo parece correr mal, na 2ª Liga as coisas correm de vento em popa com a nossa equipa de miúdos, na sua maioria Campeões em todos os escalões de formação, e estando assim habituados a ganhar. E isso nota-se a olhos vistos quando vemos esta equipa jogar, com a tranquilidade de quem sabe que mais tarde ou mais cedo consegue levar a água ao seu moinho.

Não sou no entanto da opinião que devemos neste momento começar já a lançar estes miúdos na equipa principal, salvo se houver necessidade disso. A ser feito, devia tê-lo sido no início da temporada, ou então fazendo uma aposta clara no próxima temporada, renovando contrato com aqueles que "não enganam", e colocando-os no plantel principal. Até porque a manter-se esta forma da equipa B, irão surgir propostas já em Janeiro de forma a que a renovação seja depois um problema para os cofres leoninos... Pelo menos 3 ou 4 jogadores deverão ser aposta clara já na próxima temporada, e também com algumas oportunidades já esta época para se mostrarem, aproveitando por exemplo os jogos da Taça da Liga. Bruma, Esgaio, Zezinho, Betinho, Pedro Mendes, etc, são alguns dos jogadores que "não enganam", e que só precisam de uma oportunidade para explodirem e tornarem-se casos sérios do futebol português, ganhando o Sporting e a nossa selecção com isso.

Mas para isso é preciso uma mudança de mentalidades no futebol português e sobretudo a revisão das leis que permitem que os clubes entrem em campo com a sua equipa repleta de estrangeiros, em alguns casos na sua totalidade. Isso não interessa a alguns clubes, como todos sabemos, pois se houvesse limitação de estrangeiros, o Sporting iria naturalmente ombrear e até se superiorizar aos seus mais directos rivais, tal é o potencial que detém na sua Academia, e que acaba por não só alimentar a nossa selecção, como também os próprios rivais.

Mas em Portugal poucos dão valor a isto, pois só é bom quem ganha, nem que o faça "atropelando" tudo e todos, nem que tenha atingido o topo do futebol utilizando métodos muito próximos dos duma Máfia italiana ou chinesa... Esses é que são os bons da fita... O nosso Sporting é o "patinho feio", os seus dirigentes incompetentes porque ao longo destes anos não alinharam neste tipo de "artimanhas" para atingir os seus fins, e quando o tentaram, foram logo "engolidos" pela tal Máfia instalada no futebol português, que só tem espaço para um Padrinho e alguns aprendizes...

O estado da equipa principal é o resultado de alguma incompetência própria, concordo, mas tem muito mais a ver com o facto de não conseguir ganhar mais vezes, mas muitas delas porque não nos deixaram, ou não tivemos a "passadeira" que todos os anos é estendida a outros. Só não vê, quem não quer ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário

PES 2018 | Kits do Sporting CP 2017-2018

Como não encontrei em mais lado nenhum resolvi fazer os kits do Sporting e partilhar convosco. Não estão perfeitos, mas para já desenrascam....