terça-feira, 9 de outubro de 2012

Que tipo de treinador escolher?

Mais importante do que as características mais ofensivas ou defensivas, o carácter, a personalidade e claro, a competência, são factores essenciais. O novo Mister tem que ser um "duro". Forte personalidade, e capacidade para aguentar a pressão enorme a que vai estar sujeito, ao assumir esta equipa no estado em que se encontra.

Portugueses só veria com bons olhos 2 ou 3: Mourinho (de todo impossível), Paulo Bento (muito pouco provável) ou então José Couceiro, que quanto a mim deveria ter ficado, e é claramente um treinador anti-crise, embora com esta direcção seria quase impensável o seu regresso, depois da sua dispensa pela mesma.

Parece que a intenção, é mesmo contratar um estrangeiro, de provas dadas, ou seja, com títulos no currículo e competência inquestionável.

Nomes que circulam por aí:


Scolari
Seria uma óptima solução se o objectivo fosse "abanar" o balneário do Sporting e a própria estrutura do futebol leonino, bem como para exigir respeito ao Sporting, no que ás instâncias desportivas, FPF e LIGA, e a própria imprensa, diz respeito. Da mesma forma que conseguiu unir todos os portugueses em torno da selecção, talvez conseguisse trazer união aos sportinguistas. A minha dúvida prende-se com o facto se seria uma boa solução a médio/longo prazo, pois em termo de qualidade futebolística, as suas equipas não apresentam grandes resultados. Se a bola entrasse, seria maravilhoso, se não, seria um desastre.



Luis Enrique
Penso ser demasiado jovem para enfrentar aquilo que o espera em Alvalade. Não duvido das qualidades técnicas do ex-craque do Barcelona, mas não me parece ser o que o Sporting precisa neste momento.






Ernesto Valverde
Foi finalista da Taça UEFA pelo Espanhol (2006/2007), e teve maior sucesso, principalmente no campeonato grego, onde foi campeão por 3 vezes (duas consecutivas), ao serviço do Olimpyacos, e conquistou duas taças, fazendo a dobradinha em 2011/2012. Penso encaixar no perfil de treinador que pode interessar aos leões, e que está ao alcance dos cofres leoninos. É um treinador disciplinador e pragmático, mas que vai precisar de tempo, para colocar o seu cunho pessoal na equipa do Sporting. Será uma boa opção para um projecto a médio prazo, sem descurar o momento actual.




Luís Fernández
De todos os nomes que têm circulado por aí, este é aquele que menos me agrada. A sua personalidade um pouco conflituosa (ferve em pouca água), não seria compatível com o estado de coisas actual do Sporting e do futebol português em geral. Não teve grande sucesso nos clubes que treinou, destacando-se apenas um período de 2/3 anos em que treinou o Paris SG, e em que a equipa praticava um bom futebol. Não me parece que fosse grande solução para o Sporting. Entre este e ficar lá o Oceano, prefiro o Oceano.




Co Adriaanse
Embora goste da forma como coloca as suas equipas e jogar, viradas para o ataque, desde que saiu do Porto, não mais se conseguiu impor em nenhum outro clube. O facto de ter fortes ligações ao clube de Pinto da Costa, também constitui um grande handicap. Ao mínimo contacto com o clube azul e branco, iria causar grande mal estar em Alvalade.










Bert van Marwijk
Esta seria também uma boa opção, embora que tivesse que contar com grande dose de paciência por parte dos adeptos e dos dirigentes leoninos, pois precisaria de tempo para colocar em prática todo o seu reconhecido trabalho e competência. A "má" prestação no último Europeu da selecção holandesa orientada por si, teve muito mais a ver com a dificuldade de passar num grupo onde havia Portugal e Alemanha.





Em suma, qualquer que seja a escolha do Sporting, o seu sucesso dependerá da forma como forem evoluindo os resultados e a consistência com que a equipa se for apresentando. Os resultados ditarão sempre o sucesso de qualquer treinador que chegar ao Sporting.

Há muita coisa que tem que mudar, e não é só dentro do Sporting, mas sim no futebol português em geral. Se não os vencedores irão continuar a ser sempre os mesmos, e não há presidente ou treinador que se aguente no Sporting.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ontem fomos brindados com 2 novos jogadores

Cristiano Piccini (Ex-Bétis) Piccini  é o Lateral direito, moderno, que gosta de subir pela sua faixa apoiando o ataque, e qu...