segunda-feira, 19 de novembro de 2012

REFORÇOS?! Só de for mesmo um ponta-de-lança...


A condição financeira actual do nosso clube exige contenção. A meu ver a única forma de se poder ir buscar um ou dois jogadores no mercado de Inverno, será dispensando alguns jogadores de sectores que estão com "excessiva competitividade", nomeadamente o meio-campo e as alas, e que tem sido um dos maiores problemas deste Sporting. Jogadores como Gelson, Rinaudo, Adrien, André Martins, Elias, Schaars, Izmailov ou mesmo Pranjic, são jogadores diferentes, mas de valia muito equivalente, e se dermos uma olhada pelos diferentes sítios na Internet onde se discute futebol, é muito difícil encontrar unanimidade acerca dos jogadores que devem actuar no miolo.

Também nas alas, existe grande divisão acerca de quem deverão ser os extremos, ou médios ala no caso de jogarmos em 4-3-3 ou num 4-4-2. Carrillo e Capel são os preferidos, mas a equipa perde muita vez o equilíbrio entre a defesa e o ataque, quando ambos actuam em simultâneo, por não serem consistentes ao longo de toda a partida. Há ainda quem defenda que deve jogar Jeffren, mas não podemos esquecer que ainda há Labyad, Izmailov e Pranjic, que também podem jogar nas alas e dar maior equilíbrio ao meio-campo do Sporting. Recordo que o melhor período leonino a temporada transacta, foi com Izmailov a jogar na direita, Capel na esquerda e Matias como médio ofensivo atrás de Wolfswinkel. Isto dava um grande equilíbrio entre defesa e ataque, em ambas as alas, com o meio a ficar entregue a Schaars e Elias.

Para o Sporting jogar em 4-3-3 com Capel e Carrillo ou Jeffren, precisa de jogar com 3 médios de grande capacidade física e técnica, que consigam desdobrar-se em tarefas ofensivas e defensivas, fazendo as dobras aos alas que não têm hábitos defensivos e a concentração competitiva necessária ao longo de todo o jogo, como são os casos dos extremos leoninos. Compreendi perfeitamente Sá Pinto, quando este inicialmente apostou num meio campo mais "duro", com Rinaudo, Elias e Adrien. Se pudesse-mos contar com um Izmailov a 100%, para a posição'10', o problema estaria resolvido. 

Penso que Vercauteren já terá identificado o problema, daí a inclusão de Pranjic na posição de médio organizador de jogo, posição essa que não é estranha ao croata, pois foi aí que se notabilizou antes de ingressar no Bayern.

A haver reforços em Janeiro, posições como o centro da defesa e do ataque, deverão ser os alvos principais dos responsáveis leoninos. É necessário um central que faça a diferença no jogo aéreo, que marque golos, e um avançado de características diferentes do holandês, e também ele forte no jogo aéreo e com capacidade de segurar jogo na frente de ataque, para um jogo mais directo quando tal for necessário.

É a minha opinião, mas pode haver outras...

Sem comentários:

Enviar um comentário

PES 2018 | Kits do Sporting CP 2017-2018

Como não encontrei em mais lado nenhum resolvi fazer os kits do Sporting e partilhar convosco. Não estão perfeitos, mas para já desenrascam....