terça-feira, 30 de abril de 2013

Análise: SPORTING 2-1 Nacional

Não era necessário sofrer tanto neste jogo, mas a equipa adormeceu um pouco após marcar o golo, depois de ter entrado muito bem e de ter criado algumas boas oportunidades, nuns primeiros 20 minutos de grande nível.

Entraram: Schaars, Labyad e Viola
Patrício foi quase um espetador e não teve grande trabalho ao longo de todo o jogo, não tendo qualquer culpa no golo do Nacional onde foi "fuzilado".

Rojo foi o herói da partida, pelo golo decisivo que marcou (já merecia um golo nesta Liga), mas também pelo que jogou, pois foi o melhor jogo que o vi fazer a central, onde como já disse, e até agora, não me parece ser a sua "praia", embora tenha vindo a evoluir bastante nos últimos jogos.

Ilori não engana, e parece mesmo que temos mesmo ali um central de grande qualidade e para almejar voos bem altos no futuro. Rápido, agressivo quanto baste, forte nos duelos individuais, e com os conselhos do "Mestre" Jesualdo parece estar a subir em flecha o seu rendimento e posicionamento dentro de campo.

Nas laterais, Lopes e Joãozinho também estiveram muito bem, e particularmente Joãozinho, subiu uns furos em relação aos últimos jogos que lhe vira fazer. Miguel Lopes deixou alguns bons pormenores no contra-ataque, embora tenha estado um pouco inconstante no jogo.

Rinaudo já não é aquele jogador que parecia um "bombeiro" querendo apagar todos os fogos, colocando-se a si e à equipa em apuros, desposicionando-se e fazendo demasiadas faltas, que lhe custaram muitos cartões. Sendo igual a si próprio no que à entrega diz respeito, é agora um Rinaudo mais responsável e disciplinado tacticamente.

O caso Adrien

Durante a pré-temporada, e quando se falava no renovação deste jogador e da sua possível "fugida" para um dos rivais, eu disse várias vezes que apesar de se tratar de um bom jogador, o Sporting não deveria entrar em loucuras para renovar, até porque para mim é um jogador mediano e no plantel leonino havia mais soluções para o seu lugar. A avaliar pelo salário que aufere, estou em crer que o Sporting cedeu ás pressões do empresário do jogador na hora de renovar e inflacionou a massa salarial leonina. O que ele ganha, daria para pagar o salário a mais 2 jogadores do seu nível. Penso que será um dos irá sair no final da época.

André Martins é um jogador de alta rotação, qualidade de passe e excelente leitura de jogo, e é essa a principal característica que o faz ganhar neste momento o lugar a Labyad, que me parece ainda um pouco imaturo e algo egocêntrico, em relação ao jovem português. O alto salário do marroquino será também um problema na hora de formar o plantel 2013/2014.

Bruma é já uma certeza, e mais um caso de sucesso da Academia leonina, particularmente na descoberta e formação de grandes jogadores para aquela posição, e penso que seguirá as pisadas de Nani (pelo menos), mas tem ambição suficiente para querer chegar onde Figo e Ronaldo já chegaram, embora seja ainda prematuro vaticinar um futuro tão brilhante, pois o futebol dá muitas voltas.
Foi Bruma que assistiu os companheiros para os dois golos, foi sempre um perigo à solta, e apenas teve um momento mau, fruto da sua juventude, tentando fazer um corte/passe de calcanhar, numa zona onde se pedia que pusesse para fora. Acabou o jogo praticamente a lateral direito e cumpriu.

Capel foi para mim "o homem do jogo ", pelo que jogou, pelo que lutou, pelo que correu, enfim, cansa só de ver o espanhol dentro de campo, e é dos poucos que se salvam nesta temporada atípica e nefasta em termos desportivos para o Sporting.

Wolfswinkel foi igual a si próprio, lutou, rematou, disputou muitas bolas com os centrais adversários, mas não era o seu dia para fazer golos.

Bom jogo do Sporting, e uma vitória justa, sem influências de arbitragem, como o próprio treinador do adversário, Manuel Machado, disse na conferência de empresa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

PES 2018 | Kits do Sporting CP 2017-2018

Como não encontrei em mais lado nenhum resolvi fazer os kits do Sporting e partilhar convosco. Não estão perfeitos, mas para já desenrascam....