domingo, 14 de abril de 2013

Plantel 13/14 - Emprestados podem ser a solução!


Como não nos dão o prazer de ver o nosso Sporting este fim de semana (incompreensíveis estas constantes e longas paragens no campeonato...), vamos divagar um pouco acerca daquilo que pode ser o plantel leonino na próxima temporada.

Desenganem-se aqueles que pensam que iremos ter um Sporting mais "fraco" em 2013/2014, até porque pior do que foi este ano, é muito difícil de acontecer. Esta temporada que agora está a terminar, prova que não é por ter muitos internacionais, e gastar balúrdios em aquisições e salários, que se consegue ter uma equipa mais competitiva, tudo depende de como esta é gerida e como os jogadores encaram a sua profissão e se mantêm constantes ou não no seu rendimento.

Vamos ter sim, e muito bem, o Sporting mais "barato" ou melhor, menos "esbanjador", e depois tudo dependerá de muitos factores, como rendimento, sorte, campos mais ou menos "inclinados", pois acredito que qualidade há muita nos jovens talentos leoninos, que tenho a certeza irão sentir muito mais a camisola leonina que muitas das "vedetas" que desfilaram no relvado de Alvalade nos últimos dois anos.

Estrangeiros de qualidade e experientes, que deveriam ficar no plantel.

Capel, Rinaudo e Schaars, apesar dos salários elevados que devem auferir, foram dos poucos que mostraram nestes dois anos, ter qualidade e mentalidade suficientes para se manterem no clube, bem como revelaram sempre grande respeito pela instituição Sporting, mesmo nos maus momentos.

Jovens estrangeiros com grande potencial, para ficar.

Carrillo, Rojo, Labyad e Viola, foram jovens que mostraram ter potencial para se tornarem em jogadores de grande qualidade no futuro. Apesar de alguns erros e oscilações ao longo do tempo, elas são próprias da sua idade e tenho a certeza cresceram imenso com todas estas dificuldades passadas esta temporada, e não vão querer passar pelo mesmo outra vez. Devem ficar, quanto a mim. Já no caso de Rúbio e Arias, tenho algumas dúvidas... mas há sempre a equipa B, se houver "humildade" por parte dos mesmos.

Jovens portugueses que são já uma certeza

Adrien, Cédric e André Martins, são os sobreviventes de uma geração campeã de Juniores, que não teve muitas oportunidades de se afirmar no plantel devido à contratação de estrangeiros em catadupa e que culminaram na perda irreparável de alguns jogadores dessa geração. Ainda há André Santos e Wilson Eduardo que se encontram emprestados, perdeu-se Baldé (lembrei-me muitas vezes dele, quando Paulo Sérgio falava em adquirir um "pinheiro" para o ataque) e também Diogo Rosado que prometeu muito, mas que se apagou tanto que precisou de ir para o clube da Luz... Outros andam por aí, podendo a qualquer momento destacar-se, mas é de todo impossível ter todos estes jovens provenientes da melhor Academia do mundo debaixo de olho. Fica a ganhar o futebol português.

A última geração de Jóias, e são muitas...

Bruma, Dier e Ilori, são aqueles que parecem já ter ganho o seu espaço no plantel principal, dada a regularidade com que têm sido chamados e a confiança demonstrada por Jesualdo nestes jovens. Mas outros se perfilam para se juntarem a estes já na próxima temporada com maior regularidade, e são eles, João Mário, Esgaio, Fokobo, Etock... enfim, a qualidade é tanta que caberá ao treinador do Sporting escolher aqueles que revelarem maturidade suficiente para representarem o Sporting ao mais alto nível, com maior regularidade.

O regresso de alguns dos jogadores emprestados

Salomão (nunca percebi muito bem a razão do empréstimo), André Santos (agora mais maduro com a participação na exigente liga espanhola), Nuno Reis (uma boa alternativa para os centrais do plantel 12/13) e Wilson Eduardo (só não sei da disponibilidade do jogador em voltar outra vez, para ser dispensado a seguir...). Além destes, existem outros, e até estrangeiros como: Onyewu, Pranjic e Bojinov, que dificilmente regressarão devido aos elevados salários que auferem, ou até pela pouca vontade e respeito que demonstraram em voltar, com algumas declarações polémicas.

Penso que um plantel curto (21/22 jogadores), apoiado pela equipa B, seria a solução ideal para esta primeira temporada com Bruno de Carvalho à frente dos destinos do clube, com grande contenção e "austeridade", que irá exigir grande paciência e união por parte de todos os sportinguistas.

Plantel hipotético:

Guarda-redes:
Marcelo Boeck
Golas

Defesas:
Cédric
Miguel Lopes (ambas as alas)
Rojo (lateral ou central)
Eric Dier (defesa, médio, lateral ou central)
Ilori
Nuno Reis / Fokobo
um central experiente???

Médios:
Rinaudo
Schaars (médio ou lateral esquerdo)
Adrien
João Mário / Zezinho (polivalentes)
André Martins
Labyad (polivalente)
Esgaio (lateral, médio ala/extremo direito)

Avançados:
Carrillo
Bruma
Capel
Viola
Ghilas??
outro avançado??

E não podemos fugir muito a isto, a não ser que apareçam milhões vindos de algum lado... ou então as sempre "perigosas" aquisições a "custo zero".

Não incluo no plantel Patrício, Jeffren e Boulahrouz, pois penso que irão sair, quase de certeza, embora por razões diferentes. Gostava de estar enganado em relação ao Rui. Wolfswinkel está de saída.

Penso que será uma equipa mais do que suficiente para lutar por um lugar no pódio, e na pior das hipóteses, por um lugar europeu, assim as "forças do oculto" nos deixem em paz.

MUITA PACIÊNCIA VAI SER NECESSÁRIA...

12 comentários:

Anónimo disse...

Salomão? Eu penso que não tem lugar no Sporting mas é a minha simples opinião!

José

Treinador Sportinguista disse...

Se não sair nenhum dos extremos (Carrillo, Viola ou Bruma), não terá lugar... aliás eu também não o coloquei naquela lista. Eu disse é que não compreendi o empréstimo, para depois ir contratar 2 ou 3 jovens estrangeiros para a mesma posição.

SL

Amor Sporting disse...

Este é um bom artigo amigo.Focas quase todos os jogadores mas obviamente que todos a nossa opinião.principal é que quem quer que lá fique para o ano faça-nos felizes.

Anónimo disse...

O Arias é bom jogador, da (poucas) oportunidades que teve na equipa A ,nunca jogou mal ...é a minha opinião

Treinador Sportinguista disse...

Respeito a tua opinião, apenas acho que dada a idade de Cédric e Lopes, terá muita dificuldade em conseguir entrar na equipa principal, para além de que tem que controlar o seu "mau feitio", pois a nós não nos perdoam qualquer cartão...

SL ;)

Treinador Sportinguista disse...

Obrigado amigo. Juntos venceremos. SL

Anónimo disse...

Viola? (marca um golo ja tem potencial?), Salomão? Rubio e arias sem futuro? não devemos ver as coisas da mesma maneira.

Treinador Sportinguista disse...

Pelos vistos... não!
Mas também não leste no artigo nada a dizer que Arias e Rubio não têm futuro, apenas acho que não terão lugar na (A) na próxima temporada, a não ser que saia alguém..

O Salomão coloquei como alternativa, caso haja necessidade, se reparares nem sequer o inclui na hipotética lista.

São opiniões, respeito, mas deves argumentar melhor as tuas opiniões.

SL ;)

Anónimo disse...

Anónimo 15 Abril 18h29:
O Viola não tem potencial porque marcou um golo!
A meu ver tem potencial por ser um jogador com boa técnica e que bem trabalhado pode evoluir e ser um bom contributo.
Não nos esqueçamos que além de ainda ser novo vem de um campeonato diferente, ainda para mais fora da Europa.
Talvez lhe tivesse feito bem ter sido regular na equipa B para tratar da adaptação ao nosso futebol. Se consideras que o Rubio e o Arias têm futuro, como podes dizer que o Viola não tem? Estão os 3 nas mesmas circunstâncias, a diferença é que o Arias e Rubio têm mais rodagem..

Quanto ao Salomão tenho algumas dúvidas que integre o nosso plantel não por falta de qualidade mas por falta de desejo da parte dele. Sempre preferiu e deu prioridade ao Deportivo. Compreendo a posição dele, estava tapado no Sporting e estando emprestado sempre iria jogando e evoluindo, mas a verdade é que não sinto vontade da parte dele e de jogadores sem vontade e a serem pagos para parecerem que estão a fazer um favor em jogar já há muito que estamos fartos..

O meio campo do Sporting que começa a emergir com Rinaudo mais regular e com pérolas a aprecerem é o que me deixa mais água na boca para a próxima época!

Quanto a PL colocando a hipótese de o W. Eduardo voltar e adquirirmos o Ghilas, fico satisfeito. Mas se a contratação de um desses dois falhar penso que devemos preencher essa vaga caso contrário andamos mais uma vez com as calças na mão...

Treinador Sportinguista disse...

Oh amigo anónimo... eu em momento algum critiquei o Viola... pelo contrário, está na minha lista para a próxima temporada, enquanto que Arias e Rubio, penso não estarem ao nível do Argentino. Rúbio é mais novo, e por isso temos que dar mais desconto.

Concordo com algumas das tuas ideias, mas até acho mesmo que vamos ter algumas surpresas, umas agradáveis e outras nem por isso.

SL

Anónimo disse...

Treinador Sportinguista quando falei do Viola não me dirigi a ti mas ao anónimo do comentário anterior: "Anónimo 15 Abril 18h29:
O Viola não tem potencial porque marcou um golo!".

Quanto a surpresas agradáveis também tenho esperança! No entanto já me mentalizei de que o melhor para o Sporting é restruturar-se e não cometer loucuras para "lutar pelo título".

Prefiro que garantam a sustentabilidade do clube, jogando com jogadores da casa, com salários que não pesem muito para que um dia possamos ter a ambição de voltar a subir na tabela e lutar, já nem digo alcançar, digo lutar pelo primeiro lugar, coisa que há já uns anos não fazemos..

Abraço, SL

Anónimo disse...

por mim o sporting devia ter um plantel assim : rui patricio ,luis ribeiro , nuno reis , cedric soares , tiago ilori , marcos rojo , mauricio , jefferson , santiago arias , william carvalho , adrien silva , joao mario , zezinho , andre martins , andre santos , eric dier ,stijn schaars , fito rinaudo , zakaria labyad , wilson eduardo , bruma , betinho , diogo salomao , andre carillo , valentin viola ,diego capel , diego rubio , salim cisse , jeffren . mas os estrangeiros deviam ser vendidos mas enjeto o salim cisse e eric dier

Enviar um comentário

O meu onze para hoje. Marselha vs Sporting

O Sporting 2017-2018 vai ganhando forma, e hoje é dia de mais um jogo amigável, agora diante dos franceses do Olimpique Marseille. Depo...