sexta-feira, 26 de julho de 2013

Até dói ver tanta qualidade e não haver espaço para todos!

Quem dera a muitas equipas da 1ª Liga terem um plantel como o do Sporting B

Todos temos que perceber que um clube que forma tantos jogadores de qualidade, mais tarde ou mais cedo vai perder alguns para outros clubes, e até para aqueles que não desejaríamos. É inevitável, pois não há espaço para todos, nem será possível manter tantos jogadores com contratos de 5 anos, distribuídos pela equipa B ou emprestados por esse Portugal e Europa fora, durante muito tempo.

Mais tarde ou mais cedo, alguns destes jovens irão "explodir" em outras paragens e lá virão as más línguas dizer que o clube não sabe aproveitar a formação. Em alguns casos terão razão, mas em muitos outros o Sporting não poderá mesmo fazer nada contra a vontade dos jogadores em jogar ao mais alto nível.

Há algum tempo escrevi aqui no blog que o Sporting tinha uma "Mina de Ouro", e realmente desde o início dos anos 90, com a "geração de ouro" de Figo, Peixe, Paulo Torres, Nelson, Capucho e muitos outros, que não via tantos jogadores com tanto potencial na formação do Sporting, e a sair em "catadupa". São vários os que poderão atingir o "estrelato" e muitos que com toda a certeza irão estar entre os melhores da 1ª Liga portuguesa, para bem do futebol português e da selecção nacional.

O que seria da Selecção Portuguesa no presente e no futuro sem a Academia leonina?

Compreendo perfeitamente algumas das aquisições que foram feitas até agora por esta direcção, para elevar um pouco a experiência deste jovem plantel leonino, embora não perceba que se contrate um jogador como Orlando Sá, quando temos jovens de valor igual ou superior como Rubio e Betinho, que podem perfeitamente servir de "apoio" ao mais que provável titular: Fredy Montero. A vir outro avançado, que seja claramente uma mais valia, e até acho que era necessário um avançado fisicamente forte e bom no jogo aéreo, embora perceba que não seja fácil encontrar um a preço acessível, pois é o que todos andam à procura normalmente. Se vier sem custos para o clube, não será mau negócio, mas poderá fechar uma "janela" de oportunidade para mais um jovem leão.

Enfim, muita coisa ainda pode acontecer, e podem já haver saídas previstas de alguns jogadores devido aos salários elevados que auferem, como já referi anteriormente. Viola, Jeffren, Boulahrouz, Pranjic e até mesmo Rojo e Labyad, são problemas para o Sporting, devido precisamente ao seu elevado vencimento e poderão mesmo sair de Alvalade até 31 de Agosto. E há ainda Patrício...

Penso no entanto estarem reunidas as condições para uma época bem diferente da anterior, com muito mais atitude, competência e acima de tudo vitórias.



11 comentários:

Anónimo disse...

Onde esta o Cissé ? Apesar disto gosto.

Treinador Sportinguista disse...

lol... coitado do rapaz! Escapou-me...

Anónimo disse...

À primeira vista parece-me que só falta o Cissé e o William Carvalho !!!
Mas é impressionante a quantidade/qualidade ... temos futuro !!!

Saudações Leoninas

Green Lion

Treinador Sportinguista disse...

Lapso corrigido. Obrigado pelo reparo... SL

Treinador Sportinguista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Treinador Sportinguista disse...

Eheh... eles são tantos que até me escapam... pois é, ainda falta o Carvalho... e quem sai...

Deverão haver muitos emprestados? Cercle Bruge?

Eliminar

Anónimo disse...

O Carvalho, o André Santos, o Salomão e o Wilson acabam contrato no final desta época ... aqueles que o treinador acreditar no seu valor serão convidados a renovar; caso contrário deverão sair como foi o caso do Renato Neto por empréstimo do último ano de contrato sem suportarmos salários. Na minha opinião, O carvalho e o Wilson renovam e ficam enquanto o Salomão e o André saem... mas tudo é possível nesta altura pois acredito que Adrien e/ou Labyad tb podem sair...
Saudações Leoninas,

Green Lion

Treinador Sportinguista disse...

Sim, o Adrien e o Labyad "chupam" à volta de 3 milhões só em salários e a tendência é aumentar, se ficarem... Já o André Santos e o Salomão, é uma pena, mas penso que João Mário, Zezinho e Bruma, se ficar, retirarão qualquer hipótese a esses dois. Jardim lá saberá...

Green Lion disse...

Uma parte da minha previsão em cima já se concretizou: Wilson e William renovaram contratos até 2018! E não...não tenho nenhuma fonte no clube! lol... apenas intuição!

S.L.

Anónimo disse...

Agora so trocava o André Santos pelo William e o Adrien pelo Bruma.
Sim porque acredito que ele vai ficar. Zezinho , Chaby, Medeiros pode se for preciso colmatar a saida do Adrien, sabendo que a ainda Joao Mario. Betinho e Ponde podem ser chamados se Montero o Cissé estiver indisponivel. Assim o plantel teria 22 jogadores e seria feita a ligacao entra a equipa B e a A (como Jardim o disso). Acredito que com este plantel podemos chegar o podio pelo menos e vencer uma taca o que ja seria bom. Depois com os milhoes da Champions logo se vé.
Mr alcinov gosto muito do teu blog e dos teus posts.
Forca Sporting.
SL
BVIEIRA 09

Treinador Sportinguista disse...

Obrigado pelo elogio ao blog!

A qualidade da maioria dos mais jovens é indiscutível, mas estes miúdos facilmente se deslumbram com o sucesso rápido e é preciso colocá-los com calma na equipa principal, e se for preciso voltarem novamente à B, caso baixem de rendimento. É um processo longo e moroso... vai levar o seu tempo, mas vai valer a pena!

SL

Enviar um comentário

PES 2018 | Kits do Sporting CP 2017-2018

Como não encontrei em mais lado nenhum resolvi fazer os kits do Sporting e partilhar convosco. Não estão perfeitos, mas para já desenrascam....