Boa apresentação e as diferenças são já notórias...


Jardim promete trabalho...
O espectáculo começou com o desfile de 19 (!), dos 22 jogadores que irão constituir o plantel principal, embora tudo isto seja muito relativo, porque haverá um grupo mais restrito de jogadores que andará entre a equipa A e a equipa B.

As ausências de Salomão e André Santos, quererão dizer alguma coisa, e naturalmente serão jogadores a sair por empréstimo, pois não acredito que se irão fixar na equipa B. Ilori estará numa situação contratual semelhante à de Bruma, embora sejam casos diferentes. Haverá alguma proposta em mãos para o jovem central português? Irá continuar na equipa B?

As presenças de Fokobo, Esgaio, João Mário, William Carvalho, Wilson Eduardo e Dier, indicam que serão apostas fortes de Jardim para esta temporada e terão presença regular nas convocatórias, podendo William e Dier, principalmente, agarrar desde já um lugar na equipa titular, depois das exibições desta noite.

Dos novos reforços...

Jefferson será para já o dono da Lateral esquerda, tendo feito uma exibição quanto baste neste jogo. Discordo dos que dizem que não tem dimensão para jogar num clube grande como o Sporting, pois é um jogador inteligente, tranquilo e que pode trazer a experiência que falta a alguns dos seus companheiros de sector. Neste jogo, até esteve melhor a defender, do que a atacar, contrariamente ao que lhe é apontado.

Maurício foi uma agradável surpresa, tendo sido a primeira vez que tive a oportunidade de o ver jogar com maior detalhe e atenção, marcou um golo, foi "mandão" na sua área de acção (tem que ter algum cuidado na impetuosidade com que aborda os lances), e revelou qualidades na marcação e no jogo aéreo. Juntamente com Dier, formou uma dupla quase intransponível nas alturas, dentro da área leonina, como há muito não via em Alvalade. Maurício é um defesa agressivo, com bom sentido posicional e pode surpreender muitos dos seus "detractores". Por vezes as mudanças de ares, fazem bem aos jogadores, e sendo ainda um jovem, Maurício pode ter no Sporting um início de uma brilhante carreira. A rever.

Cissé é um jovem de 20 anos, muito acarinhado dentro do grupo, que tem uma história que um dia destes irei abordar aqui no blog. Tem grande margem de progressão, mostrou qualidades ao serviço da Académica e esta pré-temporada já marcou 2 golos. Ontem não teve nenhuma ocasião de golo, mas mostrou ser combativo, ganhou várias bolas jogando de costas para a baliza, e pode ser um jogador importante naqueles jogos onde o Sporting precisa de jogar mais directo, e será necessário um jogador forte nos duelos e que ganhe os lançamentos longos para o ataque.

Montero apenas jogou 15 minutos, entrando no período menos bom dos leões, após uma série de substituições consecutivas e onde a Real Sociedad teve mais bola. Não deu para ver nada, excepto o à vontade e a classe com que se movimenta no terreno de jogo. Teve apenas alguns pormenores, como recepções e empenho na recuperação e posicionamento defensivo, ajudando a equipa. Muito pouco ainda...

Welder e Magrão ainda não estão em condições físicas para jogar. Surpresa, o facto de Magrão aparacer envergando a camisola nº 10, sinal de que Bruma poderá mesmo ter ultrapassado os limites da paciência dos responsáveis leoninos e não entrará nas contas do leão? A ver vamos...

Dos regressados...

William Carvalho foi aquele que melhor aproveitou esta pré-temporada para se afirmar no plantel principal do Sporting, e penso que depois disto, ganhou mesmo um lugar entre os titulares. Tem características que desde os tempos de Luís Vidigal (salvo as devidas diferenças) o Sporting não tinha. E falo da capacidade para "encher" todo o meio campo leonino, utilizando muito bem o seu porte físico para de impor nos duelos (pormenor que falta a Rinaudo), juntando a isso uma boa leitura de jogo e capacidade para dobrar os colegas na defensiva. Foi preponderante em muitos lances dentro da área, fazendo cortes limpos, sem cometer faltas e jogando de forma simples e eficaz. Um dos melhores neste jogo.

Wilson Eduardo parece, de uma vez por todas, ter convencido os responsáveis leoninos a ficar na equipa principal leonina. A renovação do seu contrato e a sua presença ontem na apresentação, provam isso mesmo. E mostrou-se empenhado durante todo o tempo de jogo que lhe foi proporcionado por Jardim, revelando alguns dos atributos que o destacaram por onde passou, velocidade e facilidade de cruzamento e remate, podendo actuar nas 3 posições da frente de ataque. Pode ser que com a presença do seu irmão mais novo, João Mário, ao seu lado, lhe traga outra motivação e o rendimento que prometeu em todo o seu percurso na Academia leonina.

Dos residentes...

Melhor em Campo
Adrien foi para mim o melhor jogador em campo, e formou com os seus companheiros de sector umbloco coeso e eficaz, sendo um verdadeiro líder e mostrando toda a qualidade que lhe é reconhecida e que teima em tornar pouco consistente e regular. O golo que marcou é um "hino ao futebol", e foi como que um disparo de raiva, e um pontapé nesta malfadada crise de resultados dos últimos anos. Talvez o novo treinador do Sporting, consiga retirar deste jogador, tudo de bom que ele tem. É um dos "mal amados" no seio leonino, um pouco também por culpa própria, e é também um dos mais bem pagos. Se jogar sempre ao nível com que se apresentou ontem, não terá dificuldade em ganhar o seu espaço no "onze" e justificará o elevado salário que aufere.



Em actualização...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Algo de inimaginável há 3 anos atrás

MERCENÁRIOS, é a palavra acertada