terça-feira, 6 de agosto de 2013

Torneio do Guadiana: Sporting 2-3 West Ham

Ficou bem claro no jogo de ontem, que o Sporting não pode jogar com um meio-campo composto por 3 "meias-lecas", que embora tenham qualidade técnica, têm grandes dificuldades (como se viu) para se impor perante equipas que fazem do "músculo" a sua maior arma, e são várias em Portugal.


A insistência de Jesualdo na temporada anterior, em colocar Eric no meio-campo, tinha a ver com esse mesmo motivo. Rinaudo é muito combativo, cobre uma ampla área de terreno, mas tem grandes dificuldades para se impor perante médios de grande porte atlético, acabando por cometer demasiadas faltas, para não falar dos problemas que decorrem das bolas paradas, com a falta de "altura" na área leonina. Gosto do argentino, mas tem que jogar com alguém com maior porte físico ao seu lado, ou seja, para Rinaudo jogar a '6', teríamos que ter um '8' com maior capacidade para se impor no jogo físico/aéreo.

Compreende-se a preocupação de Jardim em reforçar a equipa com um jogador mais possante. Fala-se do Nigeriano Ogude... parece-me ser uma boa solução e barata.

Adrien continua em excelente forma, mas André Martins teve grande dificuldade neste jogo, não tendo espaço para por em prática o seu futebol, pois andou a ver a bola a passar-lhe por cima, em quase todo o tempo de jogo. Também me pareceu que este campo, para além da má qualidade do relvado, era demasiado curto, o que beneficiou o pressing e o jogo directo do adversário, mas será um situação que o Sporting poderá encontrar quando jogar fora para o campeonato. William Carvalho para já tem que ser titular, pois para além de dar essa capacidade física à equipa, é também importante na ajuda aos centrais. Teve aquela falha no 2º golo do adversário, mas quem não falha... Na parte final da partida assumiu um papel importante no "empurrar" do West Ham à procura do empate.

Quanto aos centrais, gostei bem mais da dupla Dier/Maurício, pois Rojo apesar de ter qualidade continua a deixar-se levar pela emoção e a desconcentrar-se em muitas alturas da partida. Talvez o Sporting beneficiasse mais com Rojo a lateral esquerdo, pois é onde este actua na selecção argentina, sendo titular numa das maiores selecções mundiais...

Quanto aos laterais, Welder deu boas indicações a defender (o Sporting também atacou pouco) e será uma boa alternativa para a lateral direita, e Evaldo pode ainda ser muito útil como alternativa a Jefferson, pois trata-se de um jogador muito experiente, no caso de não encontrarem colocação para este jogador. Eu optaria por dar uma oportunidade a Mica, ou pela colocação de Rojo à esquerda, principalmente frente a equipas como esta do West Ham e a jogar fora de Alvalade.

Montero continua a mostrar pormenores de classe, mas ficou claro neste jogo que tem grandes dificuldades para actuar sozinho no meio, perante centrais daquele calibre físico. Também não foi bem servido pelos seus companheiros porque os leões não tiveram "bola". Cissé tem evidentes limitações técnicas, compensando com luta e entrega ao jogo, mas parece-me que falta ali qualquer coisa...

Carrillo foi o melhor jogador do Sporting, aquele que mais entusiasmou os adeptos e criou os melhores lances da partida. Falta-lhe apenas dar aquele último toque, ou para os colegas ou para dentro da baliza. 

Magrão estreou-se mas não deu para ver quase nada, e Capel pareceu estar algo "preso" de movimentos, talvez devido ás cargas físicas de pré-temporada. Marcou a grande penalidade com competência.

Marcelo ainda me parece estar bem longe da qualidade de Rui Patrício, principalmente a sair dos postes, e acho que o 3º golo é muito mais da sua responsabilidade do que dos centrais. Ali ele tem que sair a punhos. É crucial a manutenção do internacional português, que a sair terá que ser por uma verba irrecusável.

Esta derrota pode ter vindo em boa altura, até para que não se caia no erro de pensar que já estamos em condições para lutar pelo título. Há ainda um longo caminho a percorrer e muita coisa ainda para resolver.

2 comentários:

ILLUMINATOR disse...

Concordo com quase tudo! Excelente post! Mas...
- o poderio físico das equipas portuguesas não se compara com as equipas portuguesas;
- este meio-campo pode ser o titular frente ao arouca (a maior dúvida é rinaudo/w.carvaalho);
-"evaldo pode ainda ser muito útil?" não acredito nisso nem a suplente...(e acho que o senhor também e por isso fala de outras opções).

Treinador Sportinguista disse...

Compreendo que os adeptos não gostem de Evaldo, mas há críticas construtivas e outras que fazem com que o mau se torne muito pior...

É jogador do Sporting e embora prefira outros, nunca irei para o estádio assobiar o rapaz, como muitos idiotas que por andam. Chama-se a isso burrice, pois apenas estão a dar tiros nos pés. Cabe ao treinador decidir, e se o puser, por alguma razão será.

SL

Enviar um comentário

Época 2017-2018 | Jogo de Apresentação

Depois do Estágio na Suíça, onde as coisas correram dentro daquilo que é normal nesta altura, embora hajam sempre adeptos mais impacientes ...